Uhu! Adoro quando coisas que deveriam ser fritas ficam deliciosas feitas no forno!
Eu piro em berinjela à milanesa (e abobrinha e couve-flor e cebola e… captou a mensagem, né?!) e embora esta versão “light” não fique igual a sua irmãzinha trabalhada na gordura saturada, ela é muito gostosa! Sem contar que é simples de fazer. Até porque se eu fiz é porque tem que ser simples de fazer! Tempo é feito para se passar comendo, não cozinhando!
Minha ideia com a amada berinjela gigante (veja abaixo como era gigante!) era fazer canelone de berinjela recheado com ricota e pesto. Porém, eu não possuo uma forma com grelha para grelhar a querida representante da espécie Solanum melongena, passo importante para a montagem do prato. Então, contornei o problema celebrando meu primeiro saquinho de farinha de rosca. Foram duas “primeira vez”: primeira vez que usei farinha de rosca e primeira vez que fiz algo à milanesa, só que não.
Parei com a enrolação e vamos ao que interessa:
Berinjela à milanesa de forno
(adaptada da original)
Ingredientes:
1 berinjela média a grande
1 ovo
1/4 xíc. queijo parmesão ralado
1/2 xíc. farinha de rosca
1/2 c.c. pimenta do reino
1/2 c.c. sal
1/2 c.c. orégano*
* O orégano pode ser trocado por qualquer erva de sua preferência, assim como qualquer erva/tempero pode ser adicionado ao seu gosto.
Modo de fazer:
Preaqueça o forno em temperatura média-baixa. Bata levemente o ovo em um recipiente em que se possa mergulhar a berinjela. Em outro recipiente, misture os ingredientes secos. Corte a berinjela em rodelas de aproximadamente um centímetro. Seque de leve (com papel toalha) cada rodela antes de mergulhá-la no ovo e, em seguida, na mistura seca. O ideal é mergulhar no ovo, escorrer o excesso e mergulhar na mistura seca de forma que ela envolva toda a rodela. Vire-a para facilitar a cobertura da berinjela. Deite cada rodela em uma forma anti-aderente (ou forrada com papel alumínio) e asse por 40 minutos, virando na metade do tempo.
O resultado que obtive foi incrível: por alguma razão (que minha ignorância físico-química não permite elucidar), cada rodela era crocante por fora e muito macia por dentro. Algumas derretiam na boca! Acho que o fato de secar a berinjela permite que o ovo possa aderir de maneira a não deixar passar nada da umidade… Ai, fiquei boba! Amei o prato. Ainda mais com um bife de entrecot do lado (sorry, amigos vegetarianos!). Mereceu até desempoeirar as facas para churrasco…
🙂
nossa, que trem gostoso!!!!! jisuis!
tbm sou apaixonada por coisas à milanesa, acho que até papel fica bom numa friturinha, mas tou de dieta e preciso usar mais o forno para cozinhar, heheh!
CurtirCurtir
Por um mundo à milanesa! Hahahah
De forno, claro!
CurtirCurtir