Oiii!
Que blog maluco, né? Um dia fala de maquiagem, outro fala de horta! Hahaha! A idéia é essa: mostrar as coisas que eu gosto. 😛
Então, eu gosto de cozinhar. E eu gosto de tempero. Muito tempero!
Logo que comecei a pegar gosto pela cozinha e ver que tenho sucesso nos pratos que invento/copio/transformo, comecei a me incomodar com aquele monte de confete que tinha na cozinha da minha mãe. Confete = temperos secos/desidratados (depois que vi o carinha do Mitos Culinários chamar aquilo de confete, nunca mais olhei para os temperos da mesma maneira…). Meu pai mantém um pé de manjericão e um de salsinha e, ocasionalmente, uma hortelã e uma cebolinha. Porém, meu negócio é com alecrim. Adoro alecrim! Comprei uma muda uma vez, mas não deu certo… Quando me mudei vi a possibilidade de ter uma mini horta ainda que em um mini apartamento. Era a vez de ter meu alecrim, entre outras possibilidades.
Comecei a pesquisar e ver as coisas legais que tem pela web. O Pinterest se tornou meu melhor amigo, ainda mais na época que excluí a conta do Facebook… Então, isso foi o que encontrei e tanto planejei:
Até compramos as madeiras para fazer este que está a esquerda da imagem, mas a realidade é outra. Você começa a ver o quão trabalhoso é armar um esquema legal e acaba se entregando aos potinhos que você encontra no mercado!
Assim, usamos a madeira previamente comprada para fazer uma extensão na janela e pronto! Cá estão minhas ervinhas!
Inicialmente eram as seguintes mudas: hortelã, manjericão, manjericão do tipo basílico, tomilho, alecrim e salsa. Logo a hortelã ficou tomada de insetinhos brancos minúsculos que eram impossíveis de tirar da folha e teve de ser eliminada. Plantamos uma muda de cebolinha no lugar. Foi então que chegou o inverno e matou nosso manjericão e nossa cebolinha. Acabamos por comprar sementes de cebolinha que geraram esses fios verdes no primeiro vaso, próximo a parede. Veremos o que acontecerá!
As plantas não precisam de muito, apenas água e umas folhas secas ou até uma erva de chimarrão de vez em quando. A montagem é facílima e é possível encontrar tudo que se precisa no mercado: vaso, terra com fertilizante e sementes ou mudas. Nos vasos que não tem drenagem é legal colocar pedras antes de por a terra para água não encharcar a planta.
Encontrei duas imagens que ilustram como arranjar os itens nos potes. É só clicar aqui e aqui.
Eu aconselho fortemente que todos que cozinhem tentem ter um cantinho com três temperos frescos que possa usar. O sabor do prato com tempero fresco é muito melhor que com confete, e o custo de manter uma hortinha é bem menor do que comprar o pacote do tempero no mercado que, na minha realidade, acaba sendo jogado fora por não conseguir consumir no tempo certo!
#ficaadica
🙂
aii eu amo hortinhas, cultivo as minhas com mto amor ❤ e recomendo!
Rak esses insetos minúsculos brancos tb invadiram a minha horta faz menos de um mês 😦 e sabe o que foi pior passou pra todas desde o hortelã, sálvia, manjericão nem o alecrim escapou, tentei descobrir que malditos bichos eram aqueles, mas não consegui…resultado tive que por toda a minha horta fora…mas comprei tudo de novo e troquei a terra…espero que eles não apareçam mais!
CurtirCurtir
eu acho que é um mal do centro, porque lá na ZS não tem esses monstrinhos! Meu pai até me deu uma muda, mas um dia depois ela tava com os malditos!
CurtirCurtir